Cerca de duas mil pessoas participaram das comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), no período de 04 a 06 de junho, em Paracatu, Minas Gerais. Foram realizadas mostras de vídeo, oficina de materiais naturais e montagem de estande sobre queimadas.
A Oficina de materiais naturais, coordenada pela gerente do Escritório Regional Noroeste do IEF, Margarete Caíres, foi realizada com sementes e cascas de frutos colhidos pelos viveiristas do IEF e contou com a participação de 60 professores especialistas da rede Estadual e Municipal de Paracatu, com o objetivo de formar multiplicadores socioambientais, com apresentação da natureza e suas belezas.
Na oficina, foram repassadas aos professores participantes idéias de como trabalhar o meio ambiente com as crianças, aproveitando os recursos naturais. Segundo Margarete Caíres, “as oficinas tiveram grande importância, porque desenvolveram uma consciência ecológica na sociedade, envolvendo escolas e entidades parceiras, preocupadas com a preservação do meio ambiente”.
Em decorrência do início do período crítico, de seca e mais propício aos incêndios em unidades de conservação, o evento também contou com um estande, que teve como foco a prevenção e conscientização do público contra os incêndios florestais.