Foto: Sisema/Divulgação
Evento contou com especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas que participaram da elaboração do plano da região
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, nesta semana, da 1ª Reunião de Monitoria do Plano de Ação Territorial (PAT) para conservação de espécies ameaçadas de extinção do território Veredas Goyaz-Geraes. O evento aconteceu de terça (07) a quinta (09/5) em Alto Paraíso, em Goiás, e teve a presença de analistas das Diretorias de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e de Proteção à Fauna (componentes do Núcleo de coordenação do Plano) e da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Noroeste (URFBio Noroeste).
O evento contou com especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas que participaram da elaboração do plano da região, que tem coordenação partilhada entre Minas e Goiás.
O objetivo do encontro foi avaliar o andamento de cada ação da Matriz de Planejamento do PAT após seu primeiro ano, levantando as dificuldades encontradas e realizando ajustes tais como nos produtos esperados, articuladores e prazos.
Os levantamentos mostraram que 12% das ações estão em andamento como previsto, 44% foram iniciadas com problemas de execução e 20% ainda não foram iniciadas. Além disso, seis ações foram excluídas ou agrupadas por inviabilidade de execução neste momento, e outras seis novas ações foram incluídas, potencializando o alcance dos objetivos do PAT.
O supervisor regional da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Noroeste (URFBio Noroeste), Marcos Guimarães, diz que o encontro é fundamental para a elaboração de políticas públicas nas áreas dos municípios mineiros de Paracatu e Unaí.
Durante o evento, a URFBio Noroeste reforçou o compromisso de realizar a análise de 100% dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) nesses dois municípios.
"Devemos trazer para o nosso cotidiano esses valores que estão sendo discutidos aqui com os especialistas de mais alto nível acadêmico e de conhecimento e experiência técnica da área, principalmente nos aspectos vinculados à regularização ambiental, da aprovação de reservas legais, na análise de intervenções ambientais, supressão de vegetação, intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), entre outras discussões", avalia.
Trabalho de campo
Na quarta-feira (8), a equipe do IEF foi a campo para conhecer as atividades da Trilha de Longo Curso (TLC) Caminho dos Veadeiros, que estão sendo realizadas no âmbito do PAT.
A atividade foi acompanhada por representantes do Ministério do Meio Ambiente e da secretaria de Turismo de Meio Ambiente do município de São João da Aliança.
O grupo reconheceu em campo aspectos relevantes da trilha, como a importância da sinalização e das TLCs como ferramentas de conectividade e conservação da biodiversidade.
Clique aqui para mais informações sobre o PAT Veredas Goyaz-Geraes e o Projeto Pró-Espécies.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema