O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugura nesta quinta-feira (21) a sede própria do Núcleo Operacional de Florestas Pesca e Biodiversidade de João Monlevade. O edifício Hugo Werneck será o segundo imóvel próprio de um Núcleo Operacional do IEF no Estado de Minas Gerais. O evento de inauguração acontece na Câmara Municipal da cidade e também na sede da própria unidade do IEF.
De acordo com o gerente do Núcleo, Mário Izumi Utino, o imóvel foi obtido através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o IEF e empresas da região, com a interveniência da Promotoria Pública de São Domingos do Prata e o apoio jurídico e técnico do Regional Centro-Sul do IEF. “Atualmente, a sede tem apenas um andar, porém, no futuro será construído mais um. A idéia é que o imóvel receba outros órgãos ambientais do Estado, para fortalecer a integração dos mesmos”, afirma.
Inaugurado em 2003, o Núcleo Operacional do IEF de Monlevade está localizado na região do Vale do Aço, uma das áreas mais estratégicas do país. As principais atividades e projetos dessa unidade do IEF são o fomento florestal, gestão da pesca, vistorias de campo, proteção e recuperação de nascentes, dentre outras.
Durante o evento de inauguração, estão previstas apresentações culturais da região, homenagens aos principais idealizadores do Projeto e às pessoas que se destacam na luta pela conservação do meio ambiente, além de uma visita às dependências do imóvel.
Núcleos do IEF - Os Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade do IEF são unidades administrativas localizadas no interior do Estado que oferecem apoio aos Escritórios Regionais do próprio órgão. Destacam-se pela descentralização, em unidades microrregionais, com poder de decisão, otimizando a operacionalização das atividades desenvolvidas no campo, melhorando a qualidade na prestação de serviços e a unificação dos procedimentos do IEF. Atualmente, existem 43 unidades em todo o Estado.
Ascom / Sisema
18/02/2008