![]() |
![]() |
Fotos:
Clique nas imagens para ampliá-las.
DADOS GERAIS
- Municípios de abrangência: Belo Horizonte
- Bioma: Transição entre Cerrado e Mata Atlântica
- Área: 102,18 ha
- Criação: Lei Estadual nº 8.022, de 23 de julho de 1981, sendo regulamentado em 1988 pelo Decreto Estadual nº 28.162, de 6 de junho de 1988.
HISTÓRICO
A origem do Parque Floresta Estadual da Baleia (PFE Baleia), está relacionada ao Decreto Estadual nº 10.232, de 27 de janeiro de 1932, que cria o Jardim Botânico na Fazenda da Baleia, no município de Belo Horizonte, com o objetivo de estudar a flora mineira e aclimatação de plantas de valor econômico. Posteriormente a Lei Estadual nº 8.022, de 23 de julho de 1981,autoriza a criação da citada Unidade de Conservação, sendo regulamentada em 1988 pelo Decreto Estadual nº 28.162/88, com a finalidade de resguardar o patrimônio florestal e paisagístico de Belo Horizonte e oferecer à população possibilidades de recreação e lazer.
Situado no bioma Mata Atlântica, em faixa de transição com o bioma Cerrado, apresenta grande diversidade de ambientes naturais. Entre as tipologias da flora observadas temos a mata de galeria ou remanescentes de floresta estacional semidecidual em estágio médio a avançado de sucessão florestal (mata atlântica) no fundo dos vales altamente declivosos. À medida que a altitude aumenta, as espécies arbóreas e arbustivas vão se tornando mais escassas e a paisagem vai adquirindo uma fitosionomia campestre, dominada por espécies herbáceas subarbustivas.
Localizado na base da Serra do Curral, símbolo da capital mineira, faz parte do Corredor Ecológico da Serra do Curral, de expressivo valor ambiental na região metropolitana, junto com a RPPN Mata do Jambreiro, a Mata da Baleia, os Parques Municipais das Mangabeiras, o Fort Lauderdale e Serra do Curral. Está inserido ainda no Mosaico do Quadrilátero Ferrífero e na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.
Segundo relatos da comunidade, o PFE Baleia possui esse nome, pois se observarmos a região da Serra do Curral, na qual ele está localizado, temos a impressão de visualizar a imagem de uma baleia mergulhando nas oscilações do relevo.
A Administração do Parque é do Instituto Estadual de Florestas – IEF, autarquia responsável por coordenar, orientar, desenvolver, promover e supervisionar a execução de ações e pesquisas relativas à manutenção do equilíbrio ecológico e à proteção da biodiversidade no Estado de Minas Gerais.
ATRATIVOS E ATIVIDADES
- Caminhada do Professor Lipa (Travessia BH/Nova Lima)
A Caminhada do Lipa é organizada desde 1969, pelo Prof. Antônio Carlos Liparini, conhecida como Travessia de Belo Horizonte - Nova Lima. A trilha mostra Belo Horizonte numa visão panorâmica da cidade e região metropolitana, além das esplêndidas paisagens da Serra do Curral.
Ela acontece uma vez por ano no período de março/abril. Começa no cemitério da Saudade, passa pelo PFE Baleia, Pico Belo Horizonte, Mata do Jambreiro. São aproximadamente 20km de trilha de nível médio alto, com trechos mal definidos, mata fechada, cerrado, cascalho e minério solto, subidas e descidas íngremes, “cristas de serras”.
A realização da trilha objetiva formar uma consciência ambiental nas pessoas por meio da experiência de caminhar, observar a paisagem, o relevo, o clima, o visual panorâmico, promovendo o conhecimento, o respeito e o bem estar entre os participantes.
Vídeo explicativo da Trilha do Professo Liparini (Clique aqui)
- Trilha do Professor Lipa
Essa trilha corresponde à porção da Travessia BH/Nova Lima, no interior da Mata da Baleia. Aquela possui esse nome em homenagem ao professo Liparini, fundador da Caminhada do Lipa, com medida de 3,70 KM, é considerada difícil, com o relevo acidentado e oscilações entre mata fechada e cerrado.
Entrada: Em frente ao n° 56 da R. Wilsom Júlio de Oliveira (Como chegar)
- Mirantes
Os mirantes Um e Zero estão na borda do PFE Baleia, e são facilmente acessados por veículos pelo Bairro Cidade Jardim Taquaril. A vista da paisagem de Belo Horizonte e entorno é privilegiada.
Mirante UM
Rua Thales Assis das Chagas, 363 - Cidade Jardim Taquaril, Belo Horizonte - MG, 30285-770 (19°55'55.17"S / 43°53'9.36"O)
Mirante Zero (Cidade Jardim Taquaril)
Rua Nestor Machado Coelho, 2-20 - Cidade Jardim Taquaril, Belo Horizonte - MG, 30285-740 (19°55'54.54"S / 43°53'9.91"O)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Os mirantes se localizam na via pública, limítrofe com o PFE Baleia e, dessa forma, não existe restrição de horário de funcionamento.
CONTATOS E ENDEREÇO
O nosso escritório funciona no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR.
Rua Belém, 40 - Pompéia, Belo Horizonte - MG, 30285-010. (Para visitá-lo é necessário agendar via e-mail)
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
INGRESSOS E TARIFAS
A entrada é gratuita.
ORIENTAÇÕES
A unidade oferece diversas atividades de pesquisa, integração com seu entorno e educação e interpretação ambiental, através de agendamento.
O Parque Florestal Estadual da Baleia adota um registro de visitação remoto, realizado via internet, pelo formulário. Disponível também na página do parque no Instagram.
CONSELHO CONSULTIVO
Informações (Regimento Interno e atos legais) sobre o Conselho Consultivo do PFE Baleia. Acesse aqui.
MÍDIAS SOCIAIS: