O Guia turístico do Parque Estadual do Rio Doce, lançado hoje (11) pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, é o segundo do projeto ‘Guias Turísticos – Parque Estaduais de Minas Gerais’. A publicação é uma nova forma de divulgação e de incremento do ecoturismo nos Parques administrados pelo IEF e nas comunidades do entorno.
O Guia registra, por meio de fotos e textos, as belezas naturais, a fauna, a flora, os atrativos turísticos do Parque, sua infra-estrutura e principais atividades, tendo como público-alvo o turista. A publicação também é um instrumento de conscientização e pretende valorizar e preservar o meio ambiente.
O primeiro guia da série foi lançado em abril de 2006, enfocando o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Inicialmente, estão previstas sete edições abordando os Parques Estaduais abertos à visitação. Até o final de 2008, estão previstos os lançamentos dos guias dos Parques da Serra do Rola-Moça, do Ibitipoca, do Itacolomi, de Nova Baden e do Rio Preto.
A publicação foi idealizada pela Diretoria de Áreas Protegidas do IEF e teve o patrocínio da Acesita, integrante do Grupo Arcelor, tradicional parceira do Instituto na conservação do Parque Estadual do Rio Doce. A série foi aprovada pelo Ministério da Cultura de acordo com o estabelecido na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (8.313/91) que garante incentivos fiscais para as empresas que patrocinem projetos como a publicação de livros e outras manifestações artísticas.