Foto: Divulgação/IEF

César Donato ressaltou a importância da regularização ambiental a produtores rurais
Uma equipe técnica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participou, em Caratinga, no Leste de Minas, do Workshop Rural de Regularização Ambiental e Crédito Rural. O evento, realizado
nos dias 16 e 17 de abril, abordou a importância de o produtor rural estar livre de pendências com o estado para que possa ter êxito na obtenção de crédito junto a instituições financeiras.
No primeiro dia de evento, o Analista Ambiental do IEF, César Donato, reforçou as ações do Governo de Minas aos gerentes de unidades do Sicoob Credcooper, que promoveu o evento, além de técnicos de campo, sobre as ações voltadas à regularização ambiental como o Cadastro Ambiental Rural. A intenção é que as orientações sejam repassadas aos produtores rurais associados à instituição financeira.
“Tiramos as dúvidas para que essas pessoas sejam replicadoras da mensagem da regularização ambiental, apoiando o órgão ambiental dando instrução ao produtor rural para que ele efetive essa regularização ambiental”, afirma César.
“O Workshop Rural objetivou instruir o produtor rural, seja ele cooperado ou não, acerca da importância da regularização ambiental e das formas de crédito disponíveis, para que ele possa desenvolver-se e assim, contribuir com a comunidade local”, disse Tiago Franco, gerente de negócios na Sicoob Credcooper.
Já nesta quarta-feira (17/4), César falou diretamente aos produtores rurais cooperados sobre as normas atreladas à regularização ambiental que o Banco Central exige para a liberação de recursos financeiros por parte de bancos e cooperativas.
Conforme Resolução n° 5.081, editada em junho de 2023, os bancos e cooperativas não podem conceder financiamento, por exemplo, ao produtor rural que estiver com o CAR suspenso ou cancelado.
“A palestra foi no sentido de alertar o produtor para que ele fique atento a essa regularização e à notificação e análise do órgão ambiental”, conclui.
Cadastro Ambiental Rural
O Cadastro Ambiental Rural tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas. Assim, o CAR compõe uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e para o combate ao desmatamento.
Clique aqui para mais informações sobre o CAR.
Matheus Adler
Ascom/Sisema