Divulgação Sisema
O Plano possui como objetivos principais a proteção, a conservação e o uso sustentável dos biomas
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) entregou, no mês de julho, o Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado (PMMAC) de Pará de Minas para avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) do município.
O Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado possui como objetivos principais a proteção, a conservação e o uso sustentável destes importantes biomas, com foco na conservação da biodiversidade, na recuperação de áreas degradadas, na manutenção de serviços ecossistêmicos e no planejamento urbano e rural sustentável por meio de cooperação e parcerias.
O Plano pretende, ainda, garantir a proteção da Mata Atlântica e do Cerrado em longo prazo, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental e para o bem-estar das populações locais que dependem diretamente desses recursos naturais.
O secretário Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente de Pará de Minas, José Hermano Oliveira Franco, enfatizou a importância de criação do PMMAC para o município, por se tratar de um norteador de políticas públicas validado pela sociedade e que define as ações da Secretaria para os próximos anos.
Após a solenidade de entrega do Plano, a analista ambiental do IEF e mobilizadora social do Programa PRA Produzir Sustentável em Minas Gerais, Janaína Mendonça Pereira, apresentou todo o processo de construção do PMMAC, justificando a integração de diversas informações relevantes da área ambiental, culminando com a sugestão de um Plano de Ação para ser seguido pela pasta de meio ambiente municipal nos próximos anos.
PRA Produzir Sustentável
Também será implementada uma Unidade Demonstrativa do PRA Produzir Sustentável, com foco na adequação ambiental, produtiva e de conservação do solo e da água, em um imóvel rural de Pará de Minas.
O Programa PRA Produzir Sustentável realiza a promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais por meio da conservação e da restauração de ecossistemas, conciliada com a produção rural, na qual a governança dos territórios viabilize a união dos atores locais, resultando em sinergia entre os setores ambiental e produtivo.
Definir e planejar a implementação de uma Unidade Demonstrativa do PRA Produzir Sustentável é uma maneira de colocar em prática ações definidas no PMMAC de Pará de Minas, mostrando a importância deste documento norteador de políticas públicas que promoverá ganho ambiental, econômico e social no território, sendo um marco de inclusão participativa e sustentável no território.
“Espera-se que o Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado de Pará de Minas seja avaliado e aprovado pelo Codema, e que o imóvel rural onde será realizada a implementação da Unidade Demonstrativa do PRA seja um exemplo a ser seguido na região”, afirmou Janaina Mendonça.
Ascom/Sisema