Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Dois mil turistas são esperados no Parque Estadual do Ibitipoca neste Carnaval

PDFImprimirE-mail

A previsão de chuvas durante o Carnaval não deve afetar a visitação ao Parque Estadual do Ibitipoca. Cerca de dois mil turistas devem visitar a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizada na Zona da Mata, durante os cinco dias de folia.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), prevê chuvas na região do Parque até a segunda-feira (07). O gerente do Parque, João Carlos Lima de Oliveira, observa que os turistas podem ter dificuldade com a lama em alguns trechos da estrada. "Nos períodos muito chuvosos somente veículos tracionados têm condições de chegar à portaria do Parque", afirma.

O Parque do Ibitipoca está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, a 241 km de Belo Horizonte. É a unidade de conservação estadual mais visitada, tendo recebido cerca de 30 mil turistas em 2007. Ocupa 1.488 hectares no alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. O nome ‘Ibitipoca' é uma palavra tupi-guarani e significa "Serra Fendida".

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são alguns dos atrativos do Parque, que abriga ainda mirantes, grutas, praias, picos, belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. Espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo guará vivem na unidade, assim como diversas espécies da flora como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen que pende dos galhos das árvores e provoca um belo efeito visual.

João Carlos de Oliveira alerta que o limite diário de visitação durante os feriados é de 800 pessoas e que o turista deve chegar o mais cedo possível. "Nos feriados mais movimentados, como o Carnaval, por volta de 10 horas os ingressos se esgotam", afirma. Ele ressalta ainda que as visitas aos atrativos mais distantes, como a Janela do Céu e o Pico do Pião têm de ser guiadas. Guias cadastrados junto à Gerência do Parque podem ser contratados na vila de Conceição do Ibitipoca e na portaria do Parque.

O ingresso custa R$ 15,00 e estudantes com carteira têm direito à meia-entrada. O horário de funcionamento é de 7 às 17 horas. O estacionamento e a área de camping do Parque estão fechados temporariamente devido às obras de melhoria que o IEF vem realizando na unidade, mas o restaurante e a lanchonete funcionam normalmente. Mais informações podem ser obtidas junto à gerência do Parque pelo telefone (32) 3281.1101.

Parques Estaduais
No período do Carnaval todos os Parques Estaduais de Minas abertos à visitação estarão funcionando. O Parque Estadual do Rio Doce, na região do Vale do Aço, permanece com a área de camping e o restaurante fechados. O Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, estará fechado na quarta-feira (9) para limpeza.

Minas Gerais possui sete Parques abertos à visitação: Ibitipoca, Itacolomi, Rio Doce, Rio Preto, Serra do Brigadeiro, Rola-Moça e Nova Baden. Todos têm infra-estrutura adequada para receber turistas de todas as idades. Para assegurar a conservação das áreas, a visitação dos Parques está sujeita às normas e restrições estabelecidas pelo IEF, de acordo com o Plano de Manejo de cada unidade.

Clique aqui para obter mais informações sobre os Parques Estaduais e as áreas protegidas do Estado.


31/01/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades