Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Operação combate o tráfico de animais silvestres na RMBH

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realiza nesta terça-feira (18), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a operação "Senhor dos Anéis II", com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres e de repreender a utilização de anilhas adulteradas ou falsificadas. A anilha é uma espécie de anel, fornecida pelo Ibama para identificar a origem do animal.

De acordo com o gerente de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Miguel Ribon, a operação é de iniciativa da 7ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais. Participam da ação 101 Policiais Militares da 7ª Cia PM de Meio Ambiente, 38 do Batalhão PM de Policiamento de Eventos, 16 do Batalhão ROTAM, dois da 1ª Companhia de Missões Especiais, oito Fiscais do Ibama e um do IEF, em 40 viaturas, seis motos, dois micro-ônibus e um caminhão.

Até o momento foram apreendidos 401 pássaros silvestres, dentre trinca-ferros, curiós, azulões, sabiás e canários-chapinha, todos com as anilhas de identificação do Ibama adulteradas, além de alçapões, armas, armadilhas e outros materiais. "Os animais apreendidos serão encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama, onde serão tratados e devolvidos à natureza", informa Ribon.

Miguel Ribon explica que os pássaros criados em cativeiro devem estar devidamente anilhados e as aves devem ser registradas. "A criação de animais silvestres em cativeiro deve seguir as normas previstas pelo Ibama. A pessoa que tiver sob sua guarda animais da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente, ou em desacordo com a licença obtida, irá responder a processo com pena de detenção de seis meses a um ano. A multa por animal apreendido é de R$ 500,00 e, se a espécie estiver ameaçada de extinção, é de cinco mil reais", finaliza.


19/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades