Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

2º Combio: Debate destaca importância de Reservas Particulares

PDFImprimirE-mail

A importância da criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) foi o tema central da oficina realizada na tarde desta quinta-feira, dia 24 de abril, na Sala Dourado, no 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade.

Carlos Alberto Mesquita, coordenador do Programa de Conservação da Biodiversidade em Áreas Privadas do Instituto BioAtlântica ressaltou a importância de se qualificar os proprietários de Reservas e de se pensar em incentivos para a criação de novas reservas. Ele propôs a meta ‘RPPN número 1000', com a proposta de que, até o final de 2008, seja criada a reserva de número mil brasileira.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma unidade de conservação particular, criada por iniciativa do proprietário e reconhecida pelo poder público. Não há exigência de tamanho mínimo nem máximo para a criação de uma RPPN. Todos os direitos e o domínio sobre a área são mantidos, sendo que elas poderão ser utilizadas pelos proprietários para educação ambiental, ecoturismo ou pesquisa.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 780 reservas particulares, o que representa aproximadamente 580 mil hectares protegidos. Minas Gerais possui 102 duas RPPNs totalizando cerca de 45,6 mil hectares de áreas protegidas.

 

24/04/2008
Fonte: Sala de Imprensa
2º Congresso Mineiro de Biodiversidade

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades