Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Publicação divulga pesquisas científicas realizadas nas áreas protegidas estaduais

PDFImprimirE-mail

O primeiro número da revista científica MG Biota, coordenada pela diretoria de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi lançado durante o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no último mês de abril. Com periodicidade bimentral e distribuição gratuita, a publicação tem como objetivo divulgar pesquisas científicas, principalmente aquelas realizadas nas Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, a publicação é um instrumento facilitador da comunicação. Esta será mais uma fonte de consulta que permitirá aos interessados ampliar a percepção do meio ambiente no qual estão inseridos, observa. Cada edição apresentará um tema específico a partir da visão e área de atuação de pesquisadores. A revista tem uma linguagem acessível para tornar público o trabalho dos cientistas. Além de publicações científicas com acesso bastante restrito, existem poucos espaços para disponibilização desses conteúdos. Ao lançar a MG Biota, a intenção do IEF é criar um canal de divulgação mais amplo e simplificado, explica o diretor de Biodiversidade do Instituto, professor Célio Murilo Carvalho Valle.

Sapos e pererecas - Os anfíbios da Serra do Brigadeiro, região de Mata Atlântica localizada na Zona da Mata Mineira, são o tema da primeira edição da MG Biota. Sapos e pererecas funcionam como um termômetro da vida e a redução de espécies de anfíbios em uma determinada área indica problemas ambientais relacionados à alteração de temperatura e clima, explica Célio Valle, ao ressaltar a importância do conhecimento sobre a biodiversidade.

A pesquisa publicada nesta edição da revista é um resumo dos estudos feitos por profissionais ligados à Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a coordenação do professor Renato Neves Feio. A publicação reúne análises das espécies de anfíbios já identificadas e novas detectadas, números de espécies no mundo, materiais e métodos utilizados para o estudo, entre várias outras informações relevantes.

 Os interessados em receber a MG Biota ou apresentar pesquisas para publicação devem entrar em contato com a Diretoria de Biodiversidade do IEF pelo e-mail ' ); document.write( addy26315 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " onclick="openerfix(this);return false;"> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 Data: 05/05/08
 Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades