Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

P.E. da Serra do Rola-Moça mobiliza produtores rurais

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), está mobilizando as comunidades rurais do município de Ibirité localizadas do entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça para o uso adequado do solo. O trabalho é parte das atividades do programa de educação ambiental do Parque, que vem promovendo ações de sensibilização com as comunidades vizinhas da Unidade de Conservação (UC) sobre a importância da preservação.

Denominado "Conviver", o programa busca desenvolver atividades de acordo com as características dos municípios onde a UC está localizada: Ibirité, Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

O coordenador do Programa ‘Conviver', Alan Daniel Vinícius Pessoa, explica que as atividades seguem as recomendações do plano de manejo do Parque. O estudo ressalta os pontos de pressão que a Unidade de Conservação sofre em função de sua localização na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O município de Ibirité concentra a maior parte das atividades agrícolas do entorno do Rola-Moça. "A intenção é estimular práticas menos impactantes para a natureza, como a redução do uso de agrotóxicos", afirma Pessoa.

Atividades

No mês de março deste ano a equipe do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça realizou o cadastro de 40 propriedades rurais no município. O levantamento inicial identificou os produtores e as ações necessárias para compatibilizar as atividades econômicas com a conservação do patrimônio natural.

Esta semana, 65 agricultores e familiares cadastrados visitaram o Parque e conheceram mananciais e mirantes. Todos assistiram a palestras sobre a importância da conservação da UC para a melhoria da qualidade de vida das populações vizinhas.

No dia 18 de maio será realizada uma reunião na Escola Municipal do Rola-Moça, em Ibirité, na qual serão realizadas atividades de educação ambiental, incluindo uma exposição de fotografias feitas pelos agricultores que visitaram o Parque. No dia 08 de junho, os produtores participarão de uma oficina sobre técnicas sustentáveis de uso do solo.

Educação ambiental

Criado em janeiro de 2007, o programa "Conviver" realiza ações de mobilização junto a um grande número de pessoas quanto à importância do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Segundo Alan Pessoa, em 2007, cerca de 7,6 mil pessoas participaram das atividades educativas desenvolvidas pelo programa, como feiras de cultura e ambientais, blitze ecológicas, palestras e oficinas para alunos e professores, além de caminhadas e passeadas ecológicas.

Em abril deste ano, cerca de 300 alunos e professores da rede pública de escolas localizadas no entorno do Parque visitaram o Parque Estadual do Itacolomi, no município de Ouro Preto. "Nas visitas, os estudantes e educadores tiveram contato com o trabalho de preservação da biodiversidade desenvolvido em uma Unidade de Conservação diferente, ampliando a compreensão sobre a importância das áreas protegidas", explica Pessoa.

O programa é executado em parceria com diversas instituições ligadas direta ou indiretamente ao Rola-Moça. Entre os parceiros, estão a Copasa - que co-administra o Parque -; o Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata-MG); a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); além das empresas Precon, V&M Mineração, Vale, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar e da organização não governamental Asturies.

 

07/05/2008
Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades