Muitas das unidades de conservação se destacam pela grande beleza cênica e relevância ecológica, são criadas com a finalidade de preservar recursos hídricos (como mananciais, veredas, cachoeiras, etc.), formações geológicas e geomorfológicas (como cavernas, cânions, picos, etc.), proteger patrimônio cultural, histórico, paleontológico e arqueológico, a fauna e flora nativas, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, e propiciar pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental e turismo de natureza.
A visitação nessas áreas está sujeita às normas e restrições estabelecidas em seu Plano de Manejo, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas em regulamento especifico da unidade. E a pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas.
Algumas unidades de conservação estão mais aptas para receber visitantes considerando que possuem estrutura adequada de apoio a visitação que propiciam maior segurança e conforto ao público, e ainda possibilita o mínimo impacto.
A seguir estão elencados os parques estaduais e monumentos naturais estaduais implantados para visitação. As demais unidades de conservação, que ainda estão sendo estruturadas para receber visitantes, estão relacionadas na aba “Proteção Integral” e “Uso Sustentável”.
Parques de Minas:
- Apa Parque Fernão Dias
- Biribiri
- Ibitipoca
- Itacolomi
- Lapa Grande
- Mata do Limoeiro
- Nova Baden
- Pau Furado
- Pico do Itambé
- Rio Doce
- Rio Preto
- Serra das Araras
- Serra do Brigadeiro
- Serra do Intendente
- Serra do Papagaio
- Serra do Rola Moça
- Serra Nova e Talhado
- Serra Verde
- Sumidouro
Monumentos Naturais:
- Rota das Grutas Peter Lund:
- MNE Peter Lund (Gruta Maquiné);
- MNE Gruta Rei do Mato; e
- PE Sumidouro (Gruta da Lapinha)
Clique na imagem para ampliá-la.