Os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) são estruturas autorizadas a receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres e exóticos provenientes das ações de fiscalização do estado, de entrega voluntária de particulares ou do recolhimento no ambiente rural e urbano quando em situação de risco ou feridos.
Atualmente o estado de Minas Gerais possui cinco Centros de Triagem e Reabilitação, localizados em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Patos de Minas e Divinópolis. Clique aqui para saber os endereços e contatos.
O IEF sempre prioriza a reintrodução dos animais silvestres no ambiente natural. Porém devidos às crueldades do cativeiro ou ao impacto que o ser humano causa em seu habitat, esses animais precisam, algumas vezes, ser destinados para categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, sempre sendo acompanhados por biólogos e veterinários.
Atenção: Nos casos em que o animal em situação de risco ou ferido estiver em área de empreendimento ou atividade potencial ou efetivamente degradadora do meio ambiente, compete ao mesmo o seu recolhimento, resgate, tratamento e reabilitação, conforme legislação em vigor.
Para acessar as perguntas que são frequentemente encaminhadas ao IEF referentes ao CETRAS, clique aqui.